Saturday, 31 March 2007

Mawlid En-Nabaoui - o Selo dos Profetas

Em Argel este feriado é também chamado de Mouloud.

Hoje dia 12 de Rabi'-al-Awwal (Rabia, o mês III) celebra-se o nascimento de Muhammad, o último profeta do Islão.

Ontem à noite houve comemorações por toda a cidade com fogo de artifício (amador) até bastante tarde.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

Existem no início de cada ano do calendário gregoriano, uns calendários à venda, com a correspondência entre os dias de cada calendário e também com o horário previsto para as orações - que varia de latitude para latitude, visto que se baseiam na posição do Sol.

As cinco orações diárias são "obrigatórias" para o verdadeiro praticante muçulmano, são o segundo dos cinco pilares fundamentais da religião, e é a primeira pergunta que Deus faz ao indivíduo no Dia do Julgamento Final - se cumpriu as orações sempre que lhe foi possível.

1.ª oração - com os primeiros raios de Sol
2.ª oração - quando o Sol está no seu zénite, isto é, não existe sombra projectada
3.ª oração - quando a dimensão da sombra projectada é idêntica à dimensão do corpo que gera a sombra
4.ª oração - quando o Sol se põe
5.ª oração - teoricamente, entre a 4.ª oração e a meia-noite, normalmente é entre 80 e 90 minutos depois da 4.ª oração.

Noutra altura falo-vos nos outros "pilares" do Islão.






Na imagem acima, na segunda coluna da direita (a primeira com horários) estão indicadas as horas a que se deve fazer a oração na cidade de Argel. As outras colunas são outras cidades importantes da Argélia. A primeira linha é opcional (é com os primeiríssimos raios de luminosidade), as seguintes são "obrigatórias". Não são raras as lojas que fecham durante alguns minutos, após a chamada do muezzin.


Nas costas de cada página (que é arrancada a cada dia) está um texto para reflexão (nem sempre proveniente do Corão).

Thursday, 29 March 2007

Particularidades

(Diálogo entre um Tuga e um Argelino muçulmano )

TG: (...) sim, estou cá a trabalhar e a minha mulher ficou em Portugal. Vou lá renovar o visto [sem segundos sentidos, pessoal...] de 10 em 10 semanas.
A.M.: Ah... e não se "dá" com ninguém, cá?
TG: Não.
A.M.: Nós se estivermos, digamos, mais do que um mês longe das nossas mulheres, até é aconselhável arranjarmos uma amante.
TG: ??????????
A.M.: Pois. À luz da nossa religião, é melhor convivermos com alguém, e termos uma companhia fixa, de confiança, do que andarmos aí metidos com umas e com outras, em cabarets...

(Resta saber se são "particularidades" ou "generalidades" da religião...)

Monday, 26 March 2007

Morceaux de religiosité

À mesa de jantar, há uns dias, estava uma senhora de cerca de 50 anos, com um vestido tradicional e um véu a cobrir-lhe o cabelo. Tinha um ar muito doce, e achou graça ao facto de eu ter mencionado que gostava de aprender um bocadinho de árabe.

(Catarina) E a senhora, escreve? A escrita é o que acho mais encantador
(Senhora do Véu) Não, só sei ler. Nunca aprendi a escrever.
(Catarina, confusa) Mas... então se se souber ler, não se sabe escrever?
(Senhora do Véu) Eu fiz um grande esforço para aprender árabe suficiente para poder ler o Corão, só para isso. Para me dar paz interior.

Aprender árabe II

A primeira questão que se apresenta ao leigo é: como é que se desenham as letras? Uma vez que se escreve da direita para a esquerda, é preciso saber onde é que a caneta toca o papel, que percurso faz e onde deixa o papel.

Há 28 letras no alfabeto árabe, todas consoantes. Os sons das vogais "a", "i" e "u" são dados por acentos que se acrescentam no cimo ou em baixo de cada letra.

Em breve, decomponho-vos a palavra El-Djazaïr, ou Alger, como podem vê-la mais acima.

Os dicionários são organizados exactamente da mesma forma que os nossos, isto é, pela ordem pré-definida das letras.

Saturday, 24 March 2007

Monday, 19 March 2007

Segurança na construção

Uma das hipóteses da colaboração com a empresa onde estou era vir para Argel trabalhar na área da segurança no trabalho. É um tema que me interessa deveras, e existem muitas oportunidades de melhoria! Mas como tudo, é uma questão de prioridades...

(NOTA: Esta imagem NÃO é referente a nenhuma obra pertencente à "minha" construtora!)

Thursday, 15 March 2007

Mais um diálogo cíclico

(Senhora da Limpeza) - [Depois de eu me desviar para ela limpar debaixo da minha mesa] Sabe, há uma secretária aqui no piso de baixo que foi dizer ao meu chefe que eu não faço nada... que não trabalho. (Catarina) - Não lhe ligue. O seu chefe se fôr como deve ser, vê o trabalho que a senhora deixa feito e não dá ouvidos a más línguas. (Senhora da Limpeza) - Eu tenho dois pisos a meu cargo, é muito! E vocês os portugueses aqui da empresa ainda são os que dão menos trabalho... (Catarina) - A sério? Obrigada! (Senhora da Limpeza) - A sério, até fiquei espantada como é que anteontem vi aí os senhores a mudarem móveis de sítio, e a deixarem tudo arrumado. (Catarina) - É muito amável, obrigada. Mas é raro, isso? (Senhora da Limpeza) - Claro! Os argelinos! É trabalhar devagarinho, que cansa muito, e sair à hora e
acabou-se. Aqui na Argélia é tudo assim! (Catarina) - ... [silêncio]
(as minhas linhas de diálogo foram "artificialmente enriquecidas" na tradução - eu em francês falo só por monossílabos e suprimo os artigos...)

Wednesday, 14 March 2007

"Diálogos insólitos" ou "Intercâmbio cultural" ou ainda "Viva a diferença!"

NOTA: Foi utilizado um nome diferente do original, para proteger a identidade do involuntariamente citado.
Diálogo 1: (Catarina) [A pataquear qualquer coisa sobre o "fiancé" porque acha que chamar-lhe "petit ami" é foleiro... isto tudo, claro, no mais gracioso francês, porque como todos sabem, eu falo "belissimamente"...] (Fawzi) - Ah sim? E quando é que casam? Já marcaram a data? É este ano? (Catarina) - Eeeee... bommmmmm... [como se tivesse engolido um sapo] e tal, porque nós ainda não decidimos, e ainda não queremos ter filhos, e... (Fawzi) - Nós na nossa religião, acreditamos que Deus nos criou para nos casarmos e termos filhos. Está escrito no Corão.(Catarina) - ... [silêncio encavacado...] Diálogo 2: (Catarina) [mais uma vez, no seu charme afrancesado, a contar que precisa de saber onde é que se compra cobertores, depois de ter mudado para os Glycines, a residência de estudantes estrangeiros] (Fawzi) - Ah sim? Faz frio? (Catarina) - Um bocadinho. Mas o mais giro é que ontem apanhei uma barata viva. Mas era pequenina, assim [e fiz o gesto de 15mm] (Fawzi) - Ah, pois, isso tens que comprar insecticida, e pfffff! (Catarina) - Hei!!! Mas no Corão diz que não se deve matar os animais sem uma boa razão! (Fawzi) - Mas a barata não é um animal - é um insecto. (Catarina) - Olhe que não - é "animal" por oposição a "vegetal". (Fawzi) - Ok, o Corão diz que não se deve matar animais e insectos que trazem Bem ao mundo. Que Bem é que as baratas trazem ao Mundo? (Catarina) - Ora - trazem baratinhas bebés! (Fawzi) - AHAHAHHAHHAHHA (Catarina) - ... [silêncio encavacado...]

Lembram-se da Barbie?




Apresento-vos a Michelle - Michelle Rose!

Monday, 12 March 2007

Aprender árabe I

Em breve, começo a contar-vos os meus episódios do meu hobby magrebino - lancei-me de martelo e escopro na empreitada de aprender árabe :-) [não volto a cometer o erro de Macau - seis anos e só sei contar até dez e dizer obrigado... desta vez não!!!]. Não percam!

Saturday, 10 March 2007

Ainda a Fête des Femmes...


Aqui e quem sabe, por esse Mundo fora... (cartoon de Hic, no jornal Le Soir d'Algérie de ontem)

Thursday, 8 March 2007

8 Mars, dia da Mulher


DIA DA MULHER também na Argélia - "Bonne Fête", dizem todos os cavalheiros locais! O Senhor Merabti, funcionário da empresa, trouxe uma rosa para as senhoras! Très gentil!


Saturday, 3 March 2007


Data de chegada a Argel (El-Djazaïr): 12.02.2007 ou 25 Muharram [1] 1428.
Espero que el-blog se transforme numa das melhores formas de comunicar convosco, e de se sentirem mais perto de mim enquanto estou na terra dos bigodes, barbas e véus!
Insha'Allah!